Gabinete Estudos Económicos

A ANECRA, precursora na apresentação da temática da Sustentabilidade no Sector Automóvel, ideia orientadora da Convenção de 2023, sob o título “Sector Automóvel no Caminho da Sustentabilidade”, associou-se ao inovador projeto “ESG Ecosystem” da SIBS. Um portal tecnológico, dirigido a todas as empresas, preparado para realizar uma autoavaliação ESG atual da sua empresa, colocação da informação ESG e permissão seletiva às entidades bancárias.

Na realidade, Bancos e financiadores, começam a criar sistemas de avaliação interna para atribuição duma notação ESG às PME, tornando os temas ESG fatores competitivos e de diferenciação das empresas. A ausência destes dados, por parte das PME, pode condicionar o acesso ao financiamento.

A sigla “ESG” (Environmental, Social, and Governance), traduzida em português “ASG” (Ambiental, Social e Governança), representa os três pilares estratégicos de ação na defesa do planeta, para os quais são definidos objetivos (e respetivos planos de ação), decorrentes da análise dos resultados dos estudos efetuados, a nível mundial, sobre os efeitos das alterações climáticas ao nível da “Riqueza” criada por cada país, ao longo dos últimos anos.

Os efeitos dos Riscos Climáticos na vida Económica, Social e Ambiental dos países, o reconhecimento da degradação ambiental limite a que o planeta chegou, potenciou outros tipos de riscos, o que levou à necessidade de se saber que práticas de gestão sustentável nas áreas do Ambiente, do Social e de Governação as empresas têm previsto nos seus planos e praticam no seu dia a dia, de forma a minorarem os referidos riscos.

As grandes empresas e organizações têm obrigatoriedade legal de reporte das suas práticas, segundo standards europeus, e as PME têm vindo a sentir uma pressão dos clientes, investidores e financiadores para incorporarem os temas ESG. Esta exigência de mercado, mais premente num contexto europeu, é uma tendência mundial.

Assim, a SIBS está a desenvolver um projeto envolvendo um grupo alargado de bancos nacionais, que permite a todas as Empresas em Portugal poderem reportar a sua informação ESG num único portal tecnológico. Uma plataforma onde poderá efetuar uma autoavaliação do nível ESG atual da sua empresa, colocar as suas informações sobre as práticas ESG e dar permissão seletiva às entidades bancárias que entenda.

Na primeira fase, deverá participar na Formação Online, a decorrer entre os meses de março e maio do corrente ano. Ficará então habilitado a responder ao questionário na plataforma.

Para as empresas que submeterem o questionário até final de abril, há a possibilidade de participar num Workshop, entre maio e setembro, conforme calendário apresentado, sob o tema “como Melhorar as Respostas na Plataforma através da Implementação de Medidas ESG na Empresa?”, de forma a melhorarem o seu desempenho de gestão sustentável, para assim se tornarem Empresas com menor risco ESG.

Ciente da crescente importância do tema, a ANECRA está, uma vez mais, na linha da frente no setor automóvel, neste caso na temática ESG e da Sustentabilidade para PME.

Para qualquer esclarecimento, contate o GEE da ANECRA através do mail ou pelo telefone 21 392 90 30.

Mais informações sobre a Parceria

Calendário das Formações

 

RetrocederContacto por E-mail