SERMI – a certificação para acesso dos reparadores independentes à informação técnica relacionada com segurança.

SERMI (Security Related Vehicle Repair and Maintenance Information) é a sigla em inglês para Informações para Reparação e Manutenção relacionadas com a Segurança das viaturas.

É o procedimento de autenticação que permite às oficinas independentes ter um acesso normalizado à parte específica do site do fabricante do veículo que contém as informações relacionadas com a segurança (anti-roubo) de um veículo. Por exemplo, chaves, interruptores de ignição, trancas de portas, imobilizadores de veículos e centralinas (ECU) que controlem estes sistemas.

Este procedimento substituirá todos os protocolos proprietários específicos das marcas. Está a ser implementado de forma gradual em toda a Europa. Em Portugal entrará em vigor a 1 de Abril de 2024.

Para ter acesso a estas informações, é necessário que as oficinas e pelo menos um dos seus trabalhadores sejam certificados para este efeito. A certificação tem uma validade de 5 anos. Não é obrigatória, exceto se a oficina pretender reparar ou efetuar a manutenção destes sistemas.

Para certificar a oficina (e trabalhadores), é necessário recorrer a um dos Organismos de Avaliação de Conformidade (CAB) autorizados a operar em Portugal. Neste momento, apenas a KIWA tem esta autorização.

O processo de certificação tem 2 fases. A primeira, de obtenção do certificado, é documental. São carregados no site do CAB os documentos necessários. Posteriormente, durante a validade do certificado, será feita uma auditoria às instalações, para comprovar a veracidade dos documentos e que os procedimentos estão a ser cumpridos.

Para saber que documentos são exigidos pelo CAB, consulte a página.

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